O uso do marfim, no território português, durante o Calcolítico: a propósito de um alfinete recolhido no povoado pré-histórico de Leceia (Oeiras)

Autores

  • João Luís Cardoso

Palavras-chave:

marfim, alfinete, Calcolítico, povoado pré-histórico de Leceia, Oeiras

Resumo

A descoberta, em Agosto de 2002, de uma porção proximal de um alfinete indiscutivelmente de marfim, no povoado calcolítico fortificado de Leceia (Oeiras), no decurso da vigésima campanha de escavações ali realizada sob responsabilidade do signatário, esteve na origem imediata deste pequeno contributo, valorizando-se assim uma das componentes mais relevantes da realidade calcolítica da baixa Estremadura: a abertura a estímulos culturais exógenos, denunciada pelo comércio trans-regional de matérias-primas ou de artefactos de prestígio, por vezes a longa distância, entre os quais o marfim, em bruto ou manufacturado, como a peça agora estudada permite concluir.

Downloads

Publicado

2003-12-22

Como Citar

Cardoso, J. L. (2003). O uso do marfim, no território português, durante o Calcolítico: a propósito de um alfinete recolhido no povoado pré-histórico de Leceia (Oeiras). Estudos Arqueológicos De Oeiras, 11, 85–96. Obtido de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/100