Todos os caminhos vão dar ao Ocidente: trocas e contactos no Bronze Final

Autores

  • Raquel Vilaça

Palavras-chave:

Bronze Final, Ocidente peninsular

Resumo

O título escolhido pretende evocar a situação que o Ocidente peninsular conheceu nos finais do Bronze Final, quando os contactos entre diferentes áreas do mundo atlântico, que tinham caracterizado as primeiras etapas do Bronze Final, passam a incorporar também os mundos continental e mediterrâneo.

O problema das trocas e contactos das comunidades do Bronze Final peninsular entre si e com outros, nomeadamente com o mundo mediterrâneo de então, onde encontramos sociedades regidas por normas económicas e sóciopolíticas bem distintas das aqui existentes, é assunto particularmente complexo. A questão passa não só pela identificação dos testemunhos desses contactos, artefactos originais ou imitações, matérias-primas, tecnologia, estilo, iconografia, rituais funerários e outros, mas também pela determinação das rotas e distâncias percorridas, das regiões envolvidas, quem levava e quem trazia, da natureza e organização dos mecanismos subjacentes.

Foram vários os investigadores que demonstraram já a importância do território actualmente português e, muito particularmente, a sua área central compreendida entre o Douro e o Tejo, como uma região-chave na compreensão do funcionamento das redes e circuitos trans-regionais, de carácter pendular, entre os mundos Atlântico e Mediterrâneo, nos inícios do I milénio a. C.

Esta comunicação debruça-se sobre alguns dos testemunhos e problemáticas inerentes a essa teia de relações, sublinhando-se o papel activo e dinâmico do Centro do território português, ao nível das trocas de artefactos de bronze, e outros bens, de tecnologia e conhecimento. Iremos à Irlanda e à Sardenha, ao Báltico e ao Mediterrâneo, passando pela Itália continental e regressando ao Ocidente. A natureza das trocas e os caminhos percorridos serão igualmente contemplados. Achados mais antigos, como os de Baiões, outros mais recentes, ajudarão a entender o papel do Ocidente peninsular no mundo de então.

Downloads

Publicado

2007-10-30

Como Citar

Vilaça, R. (2007). Todos os caminhos vão dar ao Ocidente: trocas e contactos no Bronze Final. Estudos Arqueológicos De Oeiras, 15, 135–154. Obtido de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/121