Os suevos na Galécia e na Lusitânia

Autores

  • Manuel Justino Maciel

Palavras-chave:

suevos, Galécia, Lusitânia

Resumo

Da mais genuína origem indo-europeia, os Suevos tiveram um percurso geográfico muito significativo, confundindose praticamente, no período romano, com os Germanos, até porque abrangiam ou interagiam muito proximamente com várias etnias dispersas pelas regiões fronteiriças ao Império no Norte da Europa.

A sua vinda para a Hispânia e actual território português, com eleição preferencial do Noroeste atlântico, permitiulhes manter a sua identidade etnico-cultural, primeiro face aos hispano-romanos e, depois, na sua relação com outros povos bárbaros, designadamente os Visigodos, até que o evoluir do tempo permitisse uma aculturação mais profunda, promissora de uma pacífica e enriquecedora interacção com outros modos de estar na sociedade hispânica, abrindo perspectivas novas de futuro.

É sobre esta realidade que se pretende reflectir, fazendo, em primeiro lugar, um levantamento de dados históricos sobre a acção dos Suevos e, em segundo, uma leitura sobre a chamada Pax Suévica no Ocidente Peninsular, condicionante de caminhos novos abertos às gerações que se lhes seguiram.

 

Downloads

Publicado

2007-10-30

Como Citar

Maciel, M. J. (2007). Os suevos na Galécia e na Lusitânia. Estudos Arqueológicos De Oeiras, 15, 209–232. Obtido de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/124