L'avifaune de l'habitat fortifié chalcolitique de Leceia (Oeiras, Portugal)

Autores

  • Lionel Gourichon
  • João Luís Cardoso

Palavras-chave:

avifauna, Leceia, Povoado fortificado, Calcolítico, Oeiras

Resumo

As escavações conduzidas em Leceia por um de nós (J.L.C.), em continuidade desde 1983, permitiram a recolha de um copioso conjunto de artefactos e de eco factos, cujo estudo se encontra em curso.

Neste estudo apresentam-se os resultados concernentes à avifauna recolhida nas Camadas 4 (do Neolítico final), 3 (do Calcolítico inicial) e 2 (do Calcolítico pleno) no decurso das doze campanhas arqueológicas ali realizadas (até 1994). Identificaram-se onze táxones, sendo de salientar a ocorrência do ganso-patola (Sula bassana) em todas as camadas, do fulmar (Fulmarus glacialis) e do pigargo (Haliaeetus albicilla) na camada 3, que actualmente não frequentam, ao menos usualmente, a região. Do ponto de vista arqueozoológico, discute-se a ocorrência destes e dos restantes taxones identificados - águia (Aquila sp.) ; perdiz vermelha (Alectoris rufa); galo (?) (cf. Callus gallus) ; grou comum (Crus grus); pombo das rochas (Columba livia/oenas); corvo (Corvus corax); Alaudidae; e Turdidae - como fontes alimentares ou de matéria-prima para o fabrico de diversos artefactos ósseos, documentados por diversas ocorrências.

 

Publicado

1995-12-11

Como Citar

Gourichon, L., & Cardoso, J. L. (1995). L’avifaune de l’habitat fortifié chalcolitique de Leceia (Oeiras, Portugal). Estudos Arqueológicos De Oeiras, 5, 165–186. Obtido de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/13