Novos dados sobre a presença fenícia no vale do Tejo. As recentes descobertas na área de Vila Franca de Xira
Palavras-chave:
Fenício, vale do Tejo, Vila Franca de XiraResumo
O presente estudo decorre da descoberta do sítio proto-histórico de Santa Sofia, na periferia do núcleo urbano da cidade de Vila Franca de Xira. A sua escavação ao longo de duas extensas campanhas, em 2006 e 2007, permitiu caracterizar a sua ocupação e organização espacial. Estamos perante um sítio que pela implantação na paisagem, arquitectura e economia se insere dentro daquilo que tem vindo a ser definido como os casais agrícolas da Idade do Bronze da Península de Lisboa.
O elemento mais interessante é que neste contexto claramente indígena, surgem alguns materiais exógenos de influência fenícia que indicam contactos com os grandes povoados orientalizantes do vale do Tejo.
Ao iniciarmos o estudo deste sítio, este apresentava-se, regionalmente, como um caso único de povoamento para a Idade do Bronze e Idade do Ferro, não existindo estações contemporâneas no concelho de Vila Franca de Xira, nem nas áreas mais próximas, que nos permitissem contextualizar tal realidade. Perante tal desconhecimento, desenvolveu-se um projecto de prospecções sistemáticas do território, que permitiu identificar diversos novos sítios, demonstrando claramente a forte interacção entre o mundo indígena e os navegadores semitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos Autores.
É expressamente proibida a reprodução de quaisquer imagens sobre as quais
existam direitos de autor sem o prévio consentimento dos signatários dos artigos
respectivos.