Os primeiros bronzes do território Português: uma primeira abordagem arqueometalúrgica a um conjunto de machados tipo Bujões / Barcelos
Palavras-chave:
Idade do Bronze, machados, bronze, composição elementar, micro-FRXResumo
As primeiras produções de bronze no Oeste peninsular terão ocorrido durante a 1.ª Idade do Bronze. A metalurgia específica deste período de transição tem contado com poucos estudos arqueometalúrgicos, em particular no que diz respeito ao território português.
No presente trabalho efectuaram-se estudos elementares por espectrometria de fluorescência de raios X, dispersiva de energias (FRX) e micro-FRX a um conjunto de machados de tipologias Bujões e Barcelos, provenientes do Centro e Norte de Portugal, atribuídos à 1.ª Idade do Bronze. Os resultados indicam que foram fabricados numa liga binária de cobre e estanho, com ocasionais impurezas de arsénio, chumbo e antimónio. Os teores de estanho, na maioria dos casos, encontram-se entre os 8 e 11%, sendo semelhantes aos teores adoptados no fabrico de objectos de bronze de diversas tipologias numa fase mais tardia, durante o Bronze Final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos Autores.
É expressamente proibida a reprodução de quaisquer imagens sobre as quais
existam direitos de autor sem o prévio consentimento dos signatários dos artigos
respectivos.