Do mundo das sombras ao mundo dos vivos: Octávio da Veiga Ferreira e o megalitismo da Beira Alta, meio século depois

Autores/as

  • João Carlos de Senna-Martinez
  • José Manuel Quintã Ventura

Palabras clave:

Octávio da Veiga Ferreira, megalitismo, Beira Alta

Resumen

Quando em 1983 começámos o percurso pessoal que nos conduziria à elaboração da nossa Dissertação de Doutoramento cedo se nos tornou evidente ser incontornável uma profunda revisão dos trabalhos anteriores na nossa área de estudo e espaços limítrofes. Dentre estes, os trabalhos, no final dos anos cinquenta do século passado, de Octávio da Veiga Ferreira, Luís de Albuquerque e Castro e Abel Viana e os três textos que deles resultaram, se bem que datados, representavam, nomeadamente pelos dados obtidos em Antelas, um contributo importante.

É pois oportuno que iniciemos este ponto de situação sobre os nossos conhecimentos respeitantes ao megalitismo da Beira Alta, forma de participarmos nesta homenagem ao Mestre e amigo saudoso, com uma resenha dos resultados obtidos por aqueles investigadores.

 

Publicado

2008-12-02

Cómo citar

Senna-Martinez, J. C. de, & Ventura, J. M. Q. (2008). Do mundo das sombras ao mundo dos vivos: Octávio da Veiga Ferreira e o megalitismo da Beira Alta, meio século depois. Estudos Arqueológicos De Oeiras, 16, 317–350. Recuperado a partir de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/146