Práticas funerárias no Bronze Pleno do litoral alentejano: O Monumento II do Pessegueiro

Autores/as

  • Carlos Tavares da Silva
  • Joaquina Soares

Palabras clave:

necrópole, Bronze Pleno do Sudoeste, Idade do Bronze, Monumento II do Pessegueiro, práticas funerárias, Sines

Resumen

No litoral alentejano, planície que se estende entre a linha de costa e os relevos de orientação N-S constituídos pelas serras de Grândola e do Cercal, foram, até ao presente, escavados cinco monumentos funerários pertencentes ao “Bronze do Sudoeste”, ou, mais precisamente, ao Bronze Pleno do Sudoeste: Provença, Quitéria, Pessegueiro (Monumento I e Monumento II – objecto da presente publicação) e Casas Velhas (escavações inéditas do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, sob a direcção dos signatários).

Os quatro primeiros cemitérios situam-se no concelho de Sines e a curta distância do mar, e o último, no concelho de Grândola, freguesia de Melides, a cerca de 6 Km da linha de costa. Sobretudo com base nos resultados dessa investigação e no que concerne às práticas funerárias, foi possível isolar, resumidamente, os seguintes aspectos, na sua maior parte comuns a todo o Sudoeste Peninsular.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Silva, C. T. da, & Soares, J. (2009). Práticas funerárias no Bronze Pleno do litoral alentejano: O Monumento II do Pessegueiro. Estudos Arqueológicos De Oeiras, 17, 389–420. Recuperado a partir de https://eao.oeiras.pt/index.php/DOC/article/view/166